DICIONÁRIO TECNOLÓGICO


Analógico - Normalmente refere-se aos métodos de transmissão de desenvolvidos para sinais de de vozes. Esses métodos foram criados apenas para a taxa de freqüência humana (até cerca de 3 khz )limitando capacidade de transportar sinais digitais de alta velocidade.

BIOS: Basic Input / Output System. A primeira camada de software do sistema, responsável por "dar a partida" no micro.

BLUETOOTH: tecnologia Bluetooh é, basicamente, um padrão para comunicação sem-fio de baixo custo e de curto alcance. Através dele permite-se a comunicação sem fio entre aparelhos eletrônicos que podem ser telefones celulares, Palmtops, computadores, scanners, impressoras, equipamentos de escritório, enfim, qualquer aparelho que possua um chip Bluetooth.

Cache - Quando navegamos na Internet os browsers armazenam as últimas imagens e páginas visitadas no cache, ou seja, guardam na memória. O espaço que a memória cache do browser ocupa no disco rígido do computador pode ser configurado.

Certificado Digital (Identidade Digital ou ID digital)- Permite a condificação e assinatura de mensagens para assegurar a sua autenticidade, integridade e inviolabilidade.

Chat - Bate-papo online, utilizando canais de IRC(Internet Relay Chat) ou programas da world wide web.

Ciberespaço - O mundo virtual criado com a Internet e todas as suas possibilidades digitais, como troca de informações, imagens, som e vídeo.

Cookie - São arquivos que contêm informações como nome e preferências dos visitantes de um website. Esta informação é fornecida por cada usuário em sua primeira visita ao site. O servidor registra a informação num arquivo e armazena no disco rígido do visitante. Assim, ao retornarmos ao site, a navegação será mais rápida, pois o servidor já terá a configuração das preferências do visitante.

CPU: Central Processing Unit. Era mais usado na época dos mainframes, o termo mais atual é processador.

Criptografia - Técnica para codificar mensagens ou arquivos, tornando-os invioláveis, e permitindo que apenas sejam decodificados por seus destinatários.

Cu-See Me - Programa de videoconferência pela Internet.

DDR: Double Data Rate. Um tipo de memória duas vezes mais rápido que as memórias SDRAM atuais, que vem ganhando popularidade.

DEFRAG: Ferramenta para desfragmentar o disco e restabelecer a ordem em seu computador.

Dial-Up - Conexão feita com outro computador através de uma linha telefônica comum.

DIMM: Double Inline Memory Mode. Os módulos de memória de 168 vias usados atualmente.

DOS: Disk Operating System. Pode ser usado em relação a qualquer sistema operacional, mas é normalmente usado em relação ao MS-DOS

Download - É o ato de copiar (transferir) um arquivo de um site da Internet para o seu próprio computador.

E-comerce (comércio eletrônico) - É a venda de produtos e serviços através da Internet.

E-mail ou Eletronic Mail (correio eletrônico) - É o sistema para troca de mensagens de texto e arquivos de computador via Internet.

Emoticons - Emoticons (emotions+icons) são caracteres usados para simbolizar sentimentos e estados de humor em comunicações pela Internet. Alguns exemplos: [] (abraço), :* (beijo), :-(o) (com sono, bocejando), :-) (alegre).

FAT: File Allocation Table. Num HD armazena a lista dos endereços ocupados por cada arquivo guardado, permitindo localiza-los.

Freeware - São programas de computador de domínio público, ou seja, são gratuitos e poder ser usados à vontade.

Gateway - Um computador que conecta uma rede a outra quando as duas redes utilizam protocolos diferentes.

HTTP - Hypertext Transfer Protocol (protocolo de transferência de hipertexto). Protocolo que controla o envio de uma página em HTML de um servidor para um cliente.

IDE: Integrated Device Electronics. Barramento de dados que serve para a conexão do disco rígido, CD-ROM e outros dispositivos.

IP ( Internet Protocol) - É o protocolo da Internet, usado para identificar, localizar e estabelecer conexão entre computadores ligados à Internet

Login- O login é o nome que o usuário utiliza para acessar o servidor da rede. Para entrar na rede, é preciso entrar com a identicação(login), seguido de uma senha(password).

Modem- Dispositivo que adapta um computador a uma linha telefônica. O nome vem de "Modulador. DEModulador", pois o modem converte os sinais digitais do micro para os analógicos dos telefones e vice-versa.

No-Break- Apenas no Brasil esse produto é conhecido como No-Break, em todo o mundo ele é conhecido como UPS (Uniterruptle Power Supply). E é exatamente isso que ele é, uma fonte de alimentação ininterrupta de energia elétrica. Seu principal objetivo é proteger sua carga (PCs, Servidores, Periféricos ou outros equipamentos eletrônicos) contra defeitos ou falhas no fornecimento da energia elétrica

NTFS: NT File System. Sistema de arquivos usado pelo Windows NT e Windows 2000. Oferece vários recursos.

Offline - Diz-se quando o computador não está conectado: "estou offline".

Online - Estar conectado à Internet. Usa-se também para descrever uma variedade de atividades que se podem fazer na Internet, como chat online, games online, compras online.

PCI: Peripheral Component Interconnect. O padrão de barramento atual, usado pela maioria dos dispositivos. Os slots brancos da placa mãe.

Plug and Play: Também chamado jocosamente de "Plug and Pray" (encaixe e reze :-), a idéia era permitir que novos periféricos fossem automaticamente reconhecidos e instalados, sem esforço do usuário.

RAM: Ramdom Access Memory. Memória de acesso aleatório, é a memória mais usada não apenas em micros PCs, mas na maioria dos computadores. é barata, mas tem a desvantagem de ser volátil.

RIMM: Rambus Inline Memory Mode. Um padrão de memórias ultra rápido e ultra caro desenvolvido pela Rambus Inc. que a Intel insiste em tentar empurrar junto com seus processadores.

ROM: Read Only Memory. Existem vários tipos, usada para guardar dados que não precisarão ser alterados.

SETUP: são operadores usados para informar ao configurar a qualquer renomeação de uma entrada de inicialização ou não remover entrada (clobber) uma inicialização existente.

SIMM: Single Inline Memory Mode, os módulos de 72 vias usados até pouco tempo atrás.

Site (Sítio)- Endereço na World Wide Web, composto de uma ou várias home pages.

Spam - Mensagem de correio eletrônico não-solicitada enviada a muitos destinatários ao mesmo tempo, geralmente com finalidades comerciais.

Upgrade: é um jargão utilizado em computação, quando há uma atualização para uma versão mais recente de determinado produto

URL (Uniform Resource Locator)- Endereço na Internet. As URLs são usadas por navegadores da Web para localizar recursos na Internet. Uma URL especifica o protocolo a ser usado para acessar o recurso(como http: para uma página da World Wide Web.

World Wide Web(www) - (que em português significa, "Rede de alcance mundial"; também conhecida como Web e WWW) é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet.