NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS

Atualizado: 01/08/2012 


Windows 8 chega à versão final

A Microsoft anunciou hoje que o Windows 8 chegou à versão RTM, ou seja, à final. O sistema será lançado no dia 26 de outubro.

Wallpaper do Windows 8 RTM.
A Microsoft anunciou, hoje, que o Windows 8 atingiu o status RTM, ou seja, que ele chegou à versão final e já começou a ser enviado para parceiros OEM fazerem seus testes e pré-instalarem o sistema nos computadores que começarão a ser vendidos no dia 26 de outubro. O que tinha para ser acrescentado, removido ou alterado, já foi. Agora só nos resta aguardar.
Descrição: http://img3.catalog.video.msn.com/Image.aspx?uuid=bc7a05f0-6a54-422f-badd-974e9d1ff927&w=304&h=171&so=4Descrição: http://img1.video.s-msn.com/res/1.0.5502.04/i/lead_with_image_icon3.png
Microsoft já tem pronta versão definitiva do Windows 8
O calendário de lançamento do Windows é bastante fragmentado. Embora a disponibilidade pública comece no final de outubro, muita gente porá as mãos na versão final do Windows 8 bem antes disso. Desenvolvedores e profissionais de TI que assinam o MSDN e o TechNet, respectivamente, poderão baixar e instalar o sistema no dia 15 de agosto. Clientes do Microsoft Software Assurance, um sistema de assinatura de softwares para empresas, e membros da Microsoft Partner Network, por sua vez, terão acesso no dia 16. Em seguida, no dia 20, será a vez de assinantes do MAPS. Por fim, clientes por volume de licenças que não são assinantes do Software Assurance poderão comprar o Windows 8 a partir de 1º de setembro.
Para nós, usuários domésticos e empresas sem vínculo com um desses programas corporativos, a data é 26 de outubro. O Windows 8 será comercializado por US$ 40 para quem estiver vindo dos Windows XP, Vista ou 7, ou US$ 14,99 para quem comprar um computador com Windows 7 até 31 de janeiro de 2013.
Fonte: http://tecnologia.br.msn.com/
 ________________________________________________________________
Atualizado: 01/08/2012
Apple vs. Samsung: começa a maior disputa judicial entre as duas gigantes
 
O maior julgamento entre Apple e Samsung começou esta semana na Califórnia. Já no primeiro dia, a Samsung deixou a juíza Lucy Koh furiosa.

 Tablets na justiça.
Apple e Samsung trocam acusações há mais de um ano, envolvendo patentes e design de celulares e tablets. Mas o maior julgamento nos tribunais começou esta semana na Califórnia. E já no primeiro dia, os advogados da Samsung deixaram a juíza Lucy Koh furiosa.
A Samsung queria falar do F700, um celular com touchscreen e um botão que ela teria desenvolvido antes do iPhone ser anunciado. Nós já falamos sobre ele: visto pela primeira vez em fevereiro de 2007, ele foi chamado de “iPhone da Samsung” devido às semelhanças.
Porém, há um prazo máximo para incluir provas no processo. Como a Samsung demorou demais, o F700 ficou de fora. Eles pediram diversas vezes para a juíza incluí-lo fora do prazo, mas ela negou.
Então, já no tribunal, a Apple mostrou rapidamente o F700 em um slide. Por isso a Samsung quis, mais uma vez, incluí-lo no processo: o principal advogado da Samsung, John Quinn, disse estar “implorando para o tribunal”. A juíza negou. Então a empresa resolveu divulgar slides sobre o aparelho – e sobre o protótipo “baseado” em produtos da Sony – para a mídia.
Os slides acompanhavam um texto curto, dizendo: “A prova excluída teria estabelecido sem dúvida que a Samsung não copiou o design do iPhone”. A juíza ficou furiosa ao ver a Samsung driblando sua ordem: ameaçou sancionar a empresa e pediu uma reunião com John Quinn. O processo continuou, mas a Samsung pode ter perdido alguns pontos com a juíza ao fazer isso.

O processo

Declaração de abertura: Para iniciar o processo, as partes apresentam sua defesa inicial. A Apple foi a primeira, mostrando uma imagem com aparelhos da Samsung antes e depois do iPhone. Antes, todos possuem botões físicos ou teclado QWERTY; depois, todos se tornaram apenas uma tela e um botão. Eles também mostraram um documento interno da Samsung dizendo que o iPhone é “fácil de copiar”.
Na vez da Samsung, a empresa mostrou diversos aparelhos minimalistas da Samsung criados ou demonstrados antes da Apple anunciar o iPhone pela primeira vez. A empresa também comentou cada patente da Apple, dizendo que outras empresas já haviam inventado a tecnologia de cada uma delas. Além disso, a Samsung disse que usava produtos da Apple para se inspirar, não para copiar – assim como a própria Apple, que criou um protótipo baseada numa descrição (bastante vaga) de um futuro celular da Sony.
Testemunha da Apple: O designer industrial Christopher Stringer, da Apple, foi a primeira testemunha do julgamento. Ele diz que esteve envolvido com todo produto lançado pela empresa desde 1995. A equipe de design “fica obcecada com cada detalhe”, e às vezes um mockup passa por 50 mudanças de um só elemento (como um botão) para ver qual fica melhor. Com o iPhone, eles queriam criar um “objeto novo, original e belo”, e Stringer não mede palavras: “nós fomos copiados”, dizendo que a Samsung é um dos casos mais notórios.
No tribunal, para esclarecer como a Apple cria seus produtos, Stringer mostrou 32 protótipos do iPhone que nunca viraram realidade, além de seis modelos do iPad. A Samsung deve chamar sua primeira testemunha hoje, e o processo judicial continua.
Fonte: http://tecnologia.br.msn.com/ 
________________________________________________________________
16 de julho de 2012
Novo Office 2013

O novo Office 2013 foi disponibilizado para todos os usuários. Ainda em versão "Consumer Preview", ele traz melhorias interessantes.

Alguém ainda realmente quer usar o Microsoft Office? Claro que não. É uma ferramenta de trabalho. É um utilitário. Mas ele precisa ter um jeitão de utilitário? Precisa ser tão frio, sem vida? Não — não mais. O novo Office é o melhor Office.
O Office 2013, liberado hoje como um “Consumer Preview” para o vindouro Windows 8, está em uma posição difícil. O Office tem sido meio ruim já tem algum tempo — pesado, carregado, encrustado de recursos e mal projetado. A tentativa da Microsoft de simplificar tudo com a interface Ribbon apenas confundiu mais as pessoas, espalhando a bagunça em novos locais em vez de juntar tudo. Isso não é bom para ninguém.
Mas as coisas estão mudando na Microsoft, certo? Sem alarde, a empresa tem feito softwares mais bonitos e modernos, radicalmente diferente de qualquer coisa feita no passado. Windows Phone! Windows 8! Metro! É tudo muito empolgante e prazeroso aos olhos, atributos que nunca usaríamos para descrever um processador de textos ou planilha eletrônica. Então como a Microsoft traz esse novo espírito de respeito aos pixels ao Office sem alienar a todos que o consideram uma ferramenta de trabalho e nada mais? As pessoas não gostam de ter suas rotinas molestadas — se você usa a mesma chave de fenda por 15 anos e de repente ela parece e se comporta de um jeito totalmente diferente, talvez você a jogue fora.
Assim, a Microsoft tomou uma rota sutil e esperta para tirar o Office do século XX. Ela percebeu que o usaremos em tablets e desktops — ou talvez até em desktops que aceitam toques na tela. Ela percebeu  que usaremos o novo Office junto com um menu Iniciar Metro totalmente novo. Ela percebeu que as pessoas têm uma certa tolerância à feiura — que nossos software do dia a dia no trabalho não deveria ter o mesmo efeito psicológico que uma lâmpada florescente.
Então, aqui está a nova tentativa de tornar o Office tolerável, mas mais que isso, de fazê-lo parte da renascença estética da Microsoft. Funciona? Mais ou menos.
O Office ainda é o Office, totalmente. O Word é uma ferramenta para escrever, o Excel é uma ferramenta para planilhas e o PowerPoint é uma ferramenta para entediar todo mundo com apresentações. Nenhum deles foi totalmente reformulado — você ainda estará em águas mornas e familiares quando abrir parte do Office — mas cada um deles foi pelo menos parcialmente redesenhado. Soa superficial porque é, mas cada app pelo menos lembra o Metro, embora não absorva as suas novas funcionalidades. Novamente, essa é provavelmente uma coisa boa que evitará que os usuários do Office tenham ideias suicidas, mas é um pouco decepcionante constatar a falta de imaginação aqui enquanto a mesma empresa esbanja audácia no resto do seu software. As admiráveis mentes que decidiram sobre o Windows 8 não estão presentes aqui.


 Fonte:tecnologia.br.msn.com/
_________________________________________________________________

09 de Julho de 2012  
 

FBI desliga servidor e deixa 300 mil 

computadores sem acesso à internet.
Agência desligou os servidores que disponibilizam internet para os computadores contaminados pelo vírus DNSChanger

 O FBI desligou os servidores que disponibilizam internet para os computadores contaminados pelo vírus DNSChanger. Segundo a BBC, mais de 300 mil máquinas ficaram sem acesso à internet em diversos países.

O DNSChanger é um vírus que modifica as configurações de DNS dos computadores (Windows ou Mac OS X) e redireciona páginas e resultados de pesquisas dos usuários para sites infectados ou de origem maliciosa. le também bloqueia o acesso a links que possam oferecer soluções para limpar a máquina dessa ameaça.

Em novembro de 2011, autoridades americanas prenderam seis homens na Estônia pela criação e disseminação do DNSChanger. Segundo o próprio FBI, o malware atinge computadores em mais de 100 países, incluindo meio milhão de PCs nos Estados Unidos e seis mil no Brasil.

Para encontrar formas de erradicar o vírus, o FBI conseguiu uma ordem judicial para substituir os servidores infectados por novos aparelhos juntamente com especialistas do site DCWG, além de recorrer a uma empresa privada para instalar dois servidores de "limpeza" para combater o malware em máquinas e dispositivos contaminados. O problema é que esse sistema de segurança é temporário e o prazo de validade acabou ao meio-dia desta segunda-feira (09/07).

Desde o início de junho deste ano, o FBI tem notificado as vítimas do vírus para que limpem seus computadores e evitem o apagão. A organização americana até disponibilizou um relatório completo sobre o DNSChanger 

Fonte: olhardigital.uol.com.br/  
_________________________________________________________________
  
 
25/05/2012 - Atualizado em 25/05/2012 

Sony Tablet chega ao mercado brasileiro

por R$ 1.650

Aparelho tem 32 Gbytes de memória e tela de 9,4 polegadasTablet é equipado com versão Ice Cream Sandwich do Android. 

A Sony anunciou nesta sexta-feira (25) a chegada do seu tablet ao Brasil, por R$ 1.650 --o produto já está à venda. Com 32 Gbytes de memória e tela de 9,4 polegadas, o aparelho funciona com a versão Ice Cream Sandwich do Android.
Batizado de Sony Tablet, ele tem tela com resolução de 1240x800 pixels. De acordo com a empresa, o produto também tem acesso à PlayStation Network para a compra de jogos do PlayStation 1 e do PlayStation 2.
O tablet também fará parte da estratégia da companhia para integrar as "telas" usadas pelos usuários em suas casas. A Sony anunciou a chegada aos produtos brasileiros da tecnologia Sony Link, que possibilita o compartilhamento de conteúdo entre produtos com um toque na tela. Com o Link, o usuário pode "jogar", por exemplo, musicas de seu smartphone para seu notebook.
Resultados financeiros
Durante evento em São Paulo, a Sony Brasil também falou sobre seus resultados financeiros no país. Segundo a companhia, houve crescimento de 24% nos negócios durante o ano de 2011 – em 2010, esse número foi de 65%. Até o final do ano fiscal de 2012, a empresa diz ter expectativa de crescimento de 30%.
A Sony também informa que duplicou seu volume de vendas de TVs durante o ano fiscal de 2011, sendo que 60% dos modelos vendidos eram conectados e 12% estavam equipados com a tecnologia 3D. Segundo Carlos Paschoal, gerente geral de marketing da empresa, a expectativa é que o mercado de TVs aumente 35% em 2013 e siga aquecido até a Copa de 2014.

No ano fiscal de 2012, a Sony afirma que trará dez novas séries de televisores – seis do tipo conectadas e quatro com tecnologia 3D.
Kazuo Hirai, CEO mundial da Sony, falou sobre a situação mundial da empresa, que recentemente anunciou uma série de demissões. “A situação geral da Sony não é tão boa quanto a que estamos vendo no Brasil. Enfrentamos vários desafios com a concorrência, a economia e a perda da força do Yen”, disse o líder mundial da empresa. Hirai destacou a importância da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 para o crescimento da empresa no Brasil.
A empresa está no país desde 1972 e tem mais de 3,5 mil funcionários, com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro. A Sony também tem uma fábrica instalada em Manaus.

Fonte: www.g1.globo.com/tecnologia
 _________________________________________________________________
 25/05/2012 - Atualizado em 25/05/2012

Google divulga primeiro vídeo feito com

'óculos do futuro'
Óculos que fotografam e filmam ainda não têm previsão de lançamento. 
O Google divulgou o primeiro vídeo feito com os "óculos do futuro", o chamado Project Glass, que mostra uma pessoa saltando em uma cama elástica. Como a câmera está nos óculos, o vídeo mostra a ação do ponto de vista do usuário.
Além de gravar vídeos e fotografar, o Project Glasses também usa tecnologia de realidade aumentada, mostrando para o usuário informações do ambiente e permitindo acessar dados da web e e-mails. Estas informações são visualizadas em uma lente especial embutida nos óculos.
O protótipo mostrado pelo Google pela primeira vez em abril transmite informações da internet para as lentes dos óculos e permite ao usuário enviar e receber mensagens por meio do comando de voz. No vídeo divulgado pelo Google na época , os óculos também têm uma câmera embutida para gravar vídeos e tirar fotos.
No vídeo, o Google ainda mostra como os óculos poderiam ser usados. Nas imagens, um homem anda pelas ruas de Nova York e se comunica com os amigos, vê mapas, informações e tira fotos pelo comando da voz. Tudo é acessado pelo usuário por meio da tecnologia de realidade aumentada.
Após o anúncio, os cofundadores da empresa, Larry Page e Sergey Brin, foram vistos em eventos públicos usando o aparelho, que ainda não tem previsão de lançamento no mercado.
Fonte: www.g1.globo.com/tecnologia
 _________________________________________________________________
25 de maio de 2012
Steve Jobs será homenageado em nova animação da Pixar
A animação Brave, na lista de próximos lançamentos da Pixar, vai ter uma homenagem a Steve Jobs, cofundador da Apple que faleceu em outubro do ano passado. O ex-CEO da gigante de tecnologia foi também um dos fundadores do estúdio, depois de comprar a Graphics Group, em 1986 - ano em que deixou a fabricante do iPhone. As informações do Huffington Post, que cita o Wall Street Journal.
O filme da Pixar, com estreia prevista para 22 de junho, será a primeira grande produção cinematográfica a mencionar a morte do gênio da Apple. E o tributo ao ex-CEO do estúdio vai além dos créditos no final da animação: a história de Brave é estreia, pelo estúdio, uma heroína mulher, e o relato gira em torno do desejo de inovar e fazer o que ninguém mais fez, evidenciando a força de espírito necessária para alcançar os objetivos. Além disso, o filme também será o primeiro ter nos créditos o nome de uma codiretora.
Em outubro passado, na ocasião da morte de Jobs, após uma longa luta contra um câncer de pâncreas, a Pixar divulgou uma nota em que dizia que o gênio dos óculos redondos e camisa de gola alta "é a razão pela qual Pixar se tornou o que é". "Sua força, integridade e amor pela vida nos fez todos pessoas melhores. Ele sempre fará parte do DNA da Pixar", concluía o comunicado do estúdio.

Fonte: www.terra.com.br/tecnologia
 _________________________________________________________________
 Publicado em 26/05/2012
Astronautas começam a desembarcar carga 

da cápsula Dragon na ISS


Washington, 26 mai (EFE).- Os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) abriram neste sábado a escotilha da cápsula Dragon e começaram a desembarcar sua carga, que inclui 460 quilos de alimentos. A abertura da escotilha aconteceu poucos minutos antes das 7h (de Brasília) deste sábado, informou a Nasa (agência espacial americana) em comunicado. O americano Don Pettit, da Nasa, entrou na Dragon acompanhado do russo Oleg Kononenko, atual comandante da ISS, com máscaras de oxigênio e óculos protetores. "O cheiro no interior é como o de um carro novo", detalhou Pettit. A ISS completou nesta sexta-feira o acoplamento da Dragon, o primeiro veículo de abastecimento enviado por uma empresa privada ao posto orbital. Desde seu início, como parte da Guerra Fria e da concorrência científica e militar entre Estados Unidos e a então União Soviética, a corrida espacial foi, sobretudo, um esforço e um investimento dos governos, mas sempre houve colaboração com o setor privado. Esta primeira missão de teste da cápsula Dragon, criada pela empresa SpaceX, é crucial para os EUA, já que no ano passado a Nasa pôs fim à era de seus ônibus espaciais, que fizeram parte fundamental da construção, abastecimento e revezamentos de tripulantes na ISS. Desde então a mudança de tripulações e o envio de provisões para os seis astronautas que habitualmente residem na ISS, que orbita a cerca de 385 quilômetros da Terra, tinha ficado nas mãos da Rússia. A Nasa outorgou a SpaceX um contrato por US$ 1,6 bilhão para uma dúzia de missões de naves não tripuladas com a tarefa de reabastecer a ISS. EFE mb/rsd

Fonte: www.noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia
 _________________________________________________________________
 Joyce Macedo em 26/05/2012

Novos rumores dizem que tablet do

Google chega ao mercado em julho

 

Ainda sem muitos detalhes divulgados, aparelho deve ser lançado com baixo custo
Segundo o site Digitimes, a gigante de Mountain View deve entrar para o mundo dos fabricantes de tablets ainda esse ano. O projeto, que será desenvolvido em parceria com a Asus, já vem sendo comentado há algum tempo, desde que Eric Schmidt - um dos altos executivos da Google - revelou, no fim do ano passado, a intenção da companhia em lançar esse tipo de produto.A verdade é que pouco se sabe sobre o produto, mas os atuais rumores dizem que o aparelho, denominado até o momento como Google Nexus Tablet, terá uma tela de 7 polegadas e entrará no mercado para concorrer com o Kindle Fire, da Amazon, pois custará cerca de US$ 199.          A produção inicial seria de 600.000 aparelho e o anúncio oficial deve ocorrer na conferência Google I/O, que acontece em São Francisco (EUA) entre os dias 27 e 29 de junho.
.
Fonte: www.noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia

________________________________________________________________

19 de maio de 2012 21h07 atualizado às 21h09
 China: conceito de "carro do povo" levita e usa código aberto


Montagem simula o modelo conceitual da Volkswagen, que usaria um sistema eletromagnético para "voar"
A Volkswagen lançou o Projeto Carro do Povo, na China, para receber ideias de como seria o carro popular do futuro. O projeto de código aberto recebeu sugestões de cidadãos do país asiático, e uma das ideias foi a de um veículo que pode estacionar em qualquer lugar, inclusive no ar.
A sugestão foi de Jia Wand, da cidade de Chengdu, e tinha por objetivo inicial lidar com os congestionamentos - por isso, o veículo que imaginou para o tráfego urbano seria pequeno. A Volkswagen usou a ideia para criar um modelo conceito, que simula um veículo com emissões zero e que operaria graças a um sistema de levitação eletromagnética, que só seria possível em uma rede de estradas com as mesmas características.
A ideia do Hover Car, como foi chamado, também incluía a facilidade de ser operado por qualquer pessoa. Para isso, os engenheiros da fabricante alemã instalariam sensores de distância posicionados no lado externo do modelo de dois lugares com portas transparentes, o que ampliaria a segurança do veículo quando em piloto automático.
Fonte:www.terra.com.br/tecnologia
 _________________________________________________________________
18 de maio de 2012 17h01 atualizado às 18h54
Lojas testam aparelhos que soltam fumaça contra roubos

Uma cidade da região central da Inglaterra está testando um novo tipo de dispositivo contra roubo, o alarme de fumaça. Várias lojas da cidade de Beeston, na região de Nottingham, já foram vítimas de roubos e decidiram experimentar o novo alarme.
O dispositivo é acionado por sensores. Assim que o intruso entra no cômodo onde está o alarme, o mecanismo libera uma grande quantidade de fumaça. A fumaça, de acordo com o fabricante, não é tóxica, e deixa os ladrões desorientados, como se estivessem em meio a um incêndio.
Os testes foram tão bem sucedidos que agora a polícia pensa em enviar estes alarmes para outras regiões do país.
  Fonte:www.terra.com.br/tecnologia
 _________________________________________________________________
18/05/2012 11h46- Atualizado em 18/05/2012 11h46 
TV com comando de voz chega ao Brasil por a partir de R$ 6 mil

Aparelhos da Samsung também reconhecem gestos e face do usuário.
Movimentos permitem controlar navegação na web e aplicativos.

TV da Samsung lançada no Brasil nesta sexta-feira (18) responde a comandos de voz e reconhece gestos e face do usuário
A Samsung lançou no Brasil nesta sexta-feira (18) novos modelos da linha Smart TV que, como destaque, permitem que o dono controle recursos como o volume e a troca de canais por meio de comandos de voz ou gestos, dispensando o uso do controle remoto.
Os aparelhos tem tela de LED de 46 e 55 polegadas e o preço varia entre R$ 6 mil e R$ 8,7 mil.
Os televisores foram exibidos na feira Consumer Electronic Show (CES) 2012, que ocorreu em janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos, onde o G1 testou o aparelho. Em vez de usar o controle remoto, o usuário pode dar ordens como "TV, ligar", para que ela ligue e "TV, canal 1048", para que ela coloque no canal desejado. É possível controlar o volume do mesmo modo e a TV.
Câmera e microfones instalados na TV permitem o reconhecimento de gestos e de comandos de voz
Os comandos de voz podem ser usados para fazer buscas na web, já que o televisor possui conexão Wi-Fi à internet.
Uma câmera instalada na parte superior da TV permite que ela reconheça tanto rostos de seus donos, permitindo apresentar o conteúdo preferido daquela pessoa, quanto reconhecer gestos. Estes movimentos são usados também para controlar o aparelho e para games. A navegação pelos aplicativos e pelas páginas da web podem ser com gestos, tal qual acontece no Kinect, o sensor de movimentos do videogame Xbox 360, da Microsoft.
De acordo com a Samsung, os aparelhos já estão à venda em lojas físicas e on-line nesta sexta-feira.
Fonte: www.g1.globo.com/tecnologia
 _________________________________________________________________
14/01/2012 17h03- Atualizado em 14/01/2012 17h03

Câmeras ganham conexão sem fio e publicam fotos em rede sociais

Filmadoras vistas na CES 2012 também compartilham arquivos por Wi-Fi. Resistentes a quedas, máquinas já contam até com GPS para marcar fotos.

CES 2012 exibiu câmeras à prova da água e que
podem aguentar até 10m de profundidade
As câmeras fotográficas estão cada vez menores, mas trazem qualidade de imagens e recursos superiores a cada ano. Na Consumer Electronic Show (CES), em Las Vegas, maior feira de tecnologia do mundo, elas apresentaram conexão Wi-Fi com o computador, dispensando o uso de fios para passar as fotos para a máquina.
E, para atender os consumidores que gostam de aventuras, ficaram mais resistentes. Alguns modelos exibidos permitem até mergulhar na piscina ou no mar sem danificar a máquina. Outros ganharam GPS.
Adeus, 'cabinho'
No estande da Samsung na CES, uma câmera se destacava por ser compacta, ter 14,2 megapixels e se conectar ao PC por meio de uma conexão Wi-Fi. O sistema funciona de modo similar ao existente em notebooks e tablets: é necessário que a máquina fotográfica se conecte em uma rede sem fio. Esta rede pode ser tanto doméstica quanto pública.
Câmera tem conexão Wi-Fi com computador ou TV inteligente
A partir daí, o usuário pode transferir as fotos tiradas com a câmera para todos os computadores da casa ao mesmo tempo sem a necessidade de usar cabos.
Mas o uso do Wi-Fi nas câmeras vai além da simples transferência de arquivos. Com o aparelho conectado, o usuário pode publicar as imagens direto nas redes sociais, em sites de armazenamento e ou enviá-las por e-mail para familiares e amigos.

Filmadora da JVC dispensa fios com conexão Wi-Fi
Outra novidade é que, caso o usuário utilize algum serviço de armazenamento na nuvem, as imagens poder ser enviadas para ele e, desse modo, serem acessadas por qualquer dispositivo como celulares e tablets.
Video
Filmadoras também ganharam compatibilidade com o Wi-Fi. A função é bastante similar à vista nas câmeras, com o acréscimo de poder publicar os vídeos direto no YouTube onde o usuário estiver. A Everio, da JVC, filma em alta definição e compartilha os vídeos entre computadores e redes sociais. É possível, por exemplo, assistir ao filme gravado em uma televisão inteligente sem a necessidade de usar fios.
Faltam, contudo, câmeras e filmadoras com conexão 3G. Utilizando a web pela rede de celulares, o usuário poderia, efetivamente, publicar as imagens em qualquer lugar com sinal, sem depender de rede Wi-FI. Provavelmente, este é um dos motivos pelos quais muitos usuários ainda preferem usar smartphones para fotografar e compartilhar suas imagens rapidamente.

Câmeras com lentes duplas fotografam em 3D
Lentes 3D

A onda das imagens 3D ainda não se tornou muito popular, mas as empresas colocam no mercado diversas câmeras que permitem criar imagens tridimensionais.
A Panasonic mostrou na CES 2012 a versão 3D de suas máquinas Lumix, a DMC-3D1, que já está no mercado norte-americano por US$ 500. Ela permite fotografar imagens tridimensionais e possui uma lente de aumento de até 4x. A qualidade das fotos, de 12,1 megapixels, melhorou em comparação às primeiras câmeras e até a profundidade das imagens está maior.
Para quem deseja uma câmera mais profissional, já que a DMC-3D1 não oferece tantos recursos para este público, o modelo GF3 possui lentes 3D. A vantagem é que elas podem ser trocadas tanto por lentes comuns, sem o recurso tridimensional, quanto por lentes de maior alcance.
Máquina fotográfica é compatível com lentes 3D
As filmadoras também já podem gravar filmes em três dimensões, proporcionados por lentes duplas. O consumidor, hoje, pode comprar um aparelho preparado para o 3D e usar estas lentes para gerar as imagens, como é o caso da câmera V700M, da Panasonic.
O único problema é que a tecnologia ainda exige ter um televisor ou um PC com tela 3D para visualizar as imagens -- além de óculos especiais para todas as pessoas que desejam ver as fotografias e os filmes.
Para aventureiros
Quem gosta de viajar bastante, ir para a praia ou para o campo e não se preocupar se a câmera irá estragar, a tecnologia já fez com que estes aparelhos resistam à água, à areia e a quedas.
A série XP da Fujufilm tem máquinas à prova de água, de areia, neve e contra quedas. O modelo XP100, que foi apresentado na CES, pode mergulhar até 10 metros de profundidade, cair de 2 metros de altura e aguentar temperaturas de até -10ºC, segundo a empresa. Ele possui ainda 12.1 megapixels de resolução e zoom de até 4x.
Outro destaque que a câmera possui, assim como modelos de outras empresas, é o GPS. Assim, o usuário pode, por meio de programas especiais, organizar suas fotos automaticamente pelos lugares em que ele fotografou. O recurso também ajuda a criar álbum de fotos no Facebook, por exemplo, uma vez que o lugar em que a foto foi feita aparecerá nos detalhes da imagem.
Câmeras da Fujifilm são apresentadas como à prova de água, de areia, de quedas e de neve

Fonte: www.g1.globo.com/tecnologia
 _________________________________________________________________

20 de Abril de 2012 17:21h 
Infográfico: como as 500 maiores empresas do mundo utilizam as redes sociais
Pesquisa mostra que 58% das empresas da lista possuem perfil no Facebook, enquanto 62% possuem um Twitter próprio

No mundo de hoje, todos sabemos que as redes sociais podem ajudar e muito no crescimento e até na aproximação da empresa com o seu público. Um infográfico feito pelo site Go-Gulf, especialista em web design e soluções para internet, mostra como as 500 maiores empresas do mundo em valor de receita utilizam essas ferramentas para benefício próprio.

O gráfico nos mostra que 23% das maiores empresas possuem um blog corporativo. Já no caso do Twitter, o número sobe para 62%. Uma curiosidade é que as empresas que estão entre as 100 maiores registraram maiores índices de blogs e perfis no Twitter.

O infográfico também aponta que, em 2011, 58% das 500 maiores empresas já possuíam um perfil no Facebook. Coca-Cola, McDonalds, Starbucks e até Nike figuram entre os dez perfis com mais fãs do site.
fonte: www.olhardigital.com.br
 _________________________________________________________________ 


19 de abril de 2012 20h45

Película à prova d'água pode impedir celular de "se afogar"

Revestimento desenvolvido por indústria japonesa tem no máximo um milésimo de milímetro de espessura
Uma empresa japonesa está desenvolvendo um revestimento para tornar placas de circuito à prova d'água. Segundo o Diginfo.tv, O objetivo principal da Daikin Industries é usar o material em componentes de telefones móveis.
"A ideia não é atingir 100% de proteção, mas aumentar os padrões de resistência (dos circuitos) à água", afirma Koji Kubota, do centro de Pesquisa e Desenvolvimento em química da indústria japonesa. "Sugerimos usar o revestimento para diminuir os riscos de um celular estragar se eventualmente cair na água", continua.
O revestimento leva cerca de um minuto para secar, e se solidifica como uma camada de 0,1 a 1 micron (um milésimo de milímetro) de espessura sobre a superfície em que foi aplicado. A vantagem, explica Kubota, é que por ser muito fino - muito mais do que outros produtos do gênero, diz - ele pode ser aplicado em locais como, por exemplo, a entrada de fone de ouvido do celular. No vídeo da Diginfo.tv, o produto é demonstrado em uma peneira.A composição química é obtida com a dissolução de um fluoropolímero em um solvente fluorado. "O fluoropolímero é não inflamável e não tóxico", acrescenta Kubota. O solvente seria, de acordo com o pesquisador, o que possibilita a obtenção de um revestimento que não agride o meio ambiente.De acordo com Kubota, a Daikin trabalha para que o produto seja comercializado ainda este ano, em dezembro.
fonte: www.terra.com.br/tecnologia
 _________________________________________________________________
 20 de abril de 2012 15h20 atualizado às 15h28

Ligado na tomada, gadget aumenta alcance da rede Wi-Fi em casa

Universal WiFi Range Extender WN3000RP, da Netgear, pega o sinal roteador e o retransmite para mais
Um problema que atinge usuários de redes Wi-Fi é que o sinal nem sempre chega a todos os cantos desejados da casa ou do escritório. Os motivos podem ser a distância ou a presença de uma ou mais barreiras físicas que interferem na propagação do sinal, como uma simples divisória de vidro ou uma sólida parede de alvenaria. Prático e fácil de ser instalado, uma resposta à questão é o Universal WiFi Range Extender WN3000RP, da Netgear, (preço sugerido de R$180 a R$200), um dispositivo que se propõe a ampliar o alcance da rede local de um modo tão simples quanto plugar uma tomada na parede (literalmente falando).

fonte: www.terra.com.br/tecnologia
 _________________________________________________________________
22 de abril de 2012 às 14h00
Cientistas criam fibras orgânicas que se constroem sozinhas
Experimento mostrou que elas se reproduzem com aplicação de flash luminoso
Duas equipes de pesquisadores franceses conseguiram criar nanofibras orgânicas com múltiplas utilidades no campo da microeletrônica capazes de construir-se por si próprias, o que permite reduzir os custos para sua produção, anunciou neste domingo o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) da França.
O experimento, realizado por especialistas do CNRS e da Universidade de Estrasburgo, mostra que as fibras, de poucos nanômetros de espessura, se reproduzem simplesmente com a aplicação de um flash luminoso, processo muito mais simples e barato que o empregado para fabricar outros materiais como os nanotubos de carbono.
"A vantagem destes novos filamentos é que reúnem o bom dos dois materiais condutores de eletricidade (os polímeros orgânicos plásticos e os metais): são leves e flexíveis como os primeiros e conduzem a eletricidade quase como os segundos", explicou à Agência Efe um dos autores do estudo, Nicolas Giuseppone.
A equipe do CNRS já tinha conseguido obter em 2010 este tipo de nanofibra ao modificar quimicamente moléculas de sínteses, as chamadas triaryl-aminas, utilizadas há décadas para produzir um tipo de fotocópia. Porém, as propriedades condutoras dos novos filamentos não haviam sido evidenciadas até agora.
Ao lado de Bernad Doudin e seu grupo de pesquisadores da Universidade de Estrasburgo, Giuseppone pôs as novas moléculas em contato com um microcircuito eletrônico composto por eletrodos de ouro e aplicou um campo elétrico entre elas.
O experimento revelou, por um lado, que as fibras se construíam "por si só no lugar correto" entre os eletrodos, o que permitia poupar a manipulação dos componentes, algo "muito complicado em tão pequena escala", segundo Giuseppone.
Além disso, mostrou que os filamentos eram capazes de transmitir densidades de corrente "extraordinárias", muito similares às do cobre, algo "extremamente importante e raro", ressaltou o cientista, dada a má condutividade geral dos componentes orgânicos.
Agora, os pesquisadores buscam comprador para este novo material, que poderia integrar-se à escala industrial em aparelhos eletrônicos como telas flexíveis, células solares, transistores e nanocircuitos impressos, entre outros, com um custo e um peso inferior aos habituais.

fonte: www.r7.com 
_________________________________________________________________

21 de abril de 2012 14h41 atualizado às 16h35

 Novo iPhone será "redesenhado" e deve chegar em outubro

O último smartphone da Apple - iPhone 4S - foi lançado no segundo semestre de 2011
O analista Gene Munster, da companhia Piper Jaffray, revelou ao site Business Insider que o novo iPhone, sucessor do 4S, deve ser lançado em outubro e virá totalmente "redesenhado" para ter suporte à conexão LTE - a rede sem fio mais rápida existente.
Para ele, a chegada da nova geração de smartphones da Apple irá produzir um excelente fechamento de trimestre para a companhia da maçã. Ainda de acordo com o analista, o mundo da tecnologia está menosprezando o impacto que "o novo iPhone" terá no mercado de telefonia móvel mundial.
Esta semana, a Qualcomm, fornecedora da Apple, afirmou que terá problemas de suprir o pedido de um certo número de chips, mas, para o analista, a situação não deverá afetar negativamente a produção do novo smartphone.

fonte: www.terra.com.br/tecnologia 
_________________________________________________________________
20 de abril de 201210:39h

Sony trabalha em óculos que exibem legendas                                                             
Eles deverão ser usados nas salas de cinema 2D e 3D nos EUA
A Sony, em parceria com o grupo de cinemas norte-americano Regal Entertaiment Group, anunciou que está trabalhando em novos óculos especiais que deverão ser usados em diversas salas de cinema 2D e 3D nos Estados Unidos.
Os óculos exibirão as legendas dos filmes e também virão com fones de ouvido, com isso ele será útil tanto para pessoas com deficiência visual como para aquelas com deficiência auditiva. O desenvolvimento dos óculos começou em abril deste ano e deve ser concluído já no primeiro trimestre de 2013. Versões preliminares devem começar a ser testadas em alguns cinemas já neste mês.

fonte: www.r7.com 
_________________________________________________________________

09 de Abril de 2012 17:22h

O mouse do seu computador tem mais germes que um vaso sanitário
 Acessório consegue ser até três vezes mais sujo do que um assento de banheiro. Mouses dos homens têm mais bactérias que os das mulheres. Uma pesquisa encomendada pela Initial Washroom Hygiene - empresa inglesa responsável por limpeza de imóveis comerciais - revela que, em média, o mouse de um computador pode ser até três vezes mais sujo do que um vaso sanitário. O relatório analisou 158 itens de 40 mesas de trabalho em três escritórios, que foram comparados com os dados coletados em assentos de banheiro de vários edifícios.
Os pesquisadores chegaram a essa conclusão porque muitos usuários se alimentam diante do computador, o que acaba transformando a área de trabalho em um terreno propício para a proliferação de germes e bactérias. Nesse caso, os resíduos de comida e gordura acumulados nas mãos dos indivíduos entram em contato com o mouse, geralmente o acessório mais usado em um desktop. Outro fator que contribui para o aumento dos germes é que os dispositivos elétricos tendem a não ser limpos com a mesma frequência que os demais itens de um escritório.
De acordo com o Daily Mail, o estudo ainda mostrou que os mouses dos homens são 40% mais sujos que os das mulheres. O resultado indica que eles adquirem o hábito de comerem em frente ao computador com maior frequência. Além disso, quatro em cada dez mesas analisadas contavam com pelo menos um objeto com altos níveis de bactérias, ou com um risco de contaminação que poderia representar um alerta para a saúde do usuário.
A pesquisa também revelou que o teclado é o segundo item mais sujo dos escritórios, seguido pelos telefones e cadeiras. Bancadas de cozinha, assentos de restaurantes, carrinhos de compras e até botões de elevadores também entraram na lista dos mais sujos.

Fonte: www.olhardigital.uol.com.br/produtos

_________________________________________________________________

09 de Abril de 2012 14:17h

Facebook compra Instagram por US$ 1 bilhão
Mark Zuckerberg anunciou, em seu perfil na rede social, a aquisição do aplicativo de compartilhamento de fotos de smartphones. Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, anunciou em seu perfil na rede social a aquisição do serviço de compartilhamento de imagens Instagram.
Sem dar detalhes sobre a negociação, Zuckerberg comemorou a aquisição do serviço. "Estou feliz em compartilhar a notícia que compramos o Instagram e sua talentosa equipe vai se juntar ao Facebook", escreveu.
De acordo com a nota de Zuckerberg, apesar da negociação com o Facebook, o Instagram continuará crescendo de maneira independente. "Milhões de pessoas pelo mundo amam o aplicativo Instagram e a marca associada a ele, e nosso objetivo é ajudar a espalhar o app para ainda mais pessoas", disse.
O CEO do Facebook não divulgou valores da negociação, mas, de acordo com o 9to5Mac, a rede social desembolsou US$ 1 bilhão para comprar o Instagram.
O Instagram surgiu em 2010 e é um aplicativo que adiciona filtro a fotos e compartilha as imagens com amigos na web. Na semana passada, a rede, que era exclusiva do iPhone, chegou também ao Android.

Fonte: www.olhardigital.uol.com.br/negocios
_________________________________________________________________

09 de março de 2012 15h49 atualizado às 17h24

Pesquisadores mostram freios sem fio em feira na Alemanha

Tecnologia de freios sem fio que pode revolucionar o transporte ferroviário é mostrado em uma bicicleta. Frear por meio de ondas de rádio? Na feira alemã CeBIT, maior evento de tecnologia do mundo, estudantes de informática querem revolucionar o tráfego ferroviário na Europa, e a invenção foi mostrada através de uma bicicleta. Alguns visitantes da CeBIT, em Hannover, são surpreendidos ao encontrar uma bicicleta entre todas os computadores portáteis, celulares e robôs exibidos. Mas com um olhar mais atento se percebe que o veículo não sem fios que não tem caboas para frear. No lugar disso, usa sensores de pressão, transmissores e receptores sem fio para evitar que as rodas se movam.

O professor de Ciência da Computação na Universidade de Saarbrücken, Holger Hermanns, apresentou a tecnologia com cinco alunos na CeBIT. Mas a equipe de pesquisa pretende revolucionar o tráfego ferroviário na Europa. O motivo: os novos freios desta bicicleta são controlados por ondas de rádio e poderia, ser usado no futuro para dirigir trens nos trilhos.


Fonte: www.terra.com.br/tecnologia
_________________________________________________________________

09 de março 2012. 17h07

Ataques de hackers causaram prejuízo de US$ 1 bilhão ao Brasil em 2011

Prejuízo colocou país na última posição em ranking internacional de informática.
Durante todo o ano de 2011, hackers conseguiram roubar US$ 1 bilhão (ou quase R$ 1,8 bilhão) no Brasil, tornando o país o menos preparado para adotar a tecnologia de "cloud computing", ou computação em nuvem - sistema que permite que dados de um servidor sejam acessados de qualquer lugar.Um estudo recente da PricewaterhouseCoopers aponta que um terço das companhias no Brasil foi vítima de ataques virtuais - ou 32%, enquanto a média global é de 23%, segundo a Forbes. Outro detalhe importante é que 8% das companhias atacadas perderam US$ 5 milhões ou mais. Já a BSA (Business Software Alliance), uma associação que junta cerca de cem empresas globais - incluindo Microsoft, Apple, Intel e Siemens, entre outras -, tem uma outra notícia ruim para o Brasil.  É que muitos especialistas em tecnologia da informação, segundo a Forbes, acreditam que a mudança para o cloud computing é inevitável.Só que a BSA analisou 24 países, usando os critérios de privacidade de dados, segurança cibernética, controle de crimes cibernéticos, proteção de propriedade intelectual, infraestrutura de TI, interoperabilidade de technologia e harmonia da lei.
Brasil ficou em último entre os países avaliados. Japão saiu na frente, seguido por Austrália, Alemanha, Estados Unidos e França. Sendo assim, o país foi classificado como despreparado para o cloud computing. Principalmente por não ter leis que garantam a privacidade da transferência de informações nesse sistema, fora a legislação fraca contra o crime cibernético.

Fonte: www.r7.com
_________________________________________________________________

09 de março de 2012 • 16h56 • atualizado às 17h33
Fibra óptica sul-americana pode baratear internet em até 40%
A economia de entre 30% e 40 % dos custos de comunicações é um dos objetivos do projeto de interconexão de fibra óptica impulsionado pela União de Nações Sul-Americanas (Unasul).
Cecilio Pérez, ministro de Obras Públicas do Paraguai, país que exerce a presidência temporária do bloco formado por 12 países da região, disse que o Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (Cosiplan) da Unasul definiu nesta sexta-feira um "Mapa do Caminho" para que essa ideia se torne realidade em três anos.
"Queremos que o cidadão comum tenha direito a acessar a internet como qualquer outro de um país de primeiro mundo", afirmou Pérez. Ele acrescentou que a economia prevista durante a reunião de ministros da Cosiplan, realizada em Assunção, "é de 30% a 40% dos custos atuais com uma rede de interconexão direta" entre os países-membros: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
"Dentro da Cosiplan temos 88 projetos e 31 deles integram uma agenda prioritária e dentro desta está a rede de fibra óptica", detalhou ao destacar a rapidez com que a ideia avançou depois de sua apresentação formal em 29 de novembro do ano passado em Brasília.
Pérez explicou que a ideia "é que cada país possa conectar-se com sua estrutura atual com os vizinhos" e, apesar de o projeto admitir apenas operadoras públicas, o setor privado poderá participar, embora este aspecto ainda não esteja definido.
O ministro comentou que esses e outros detalhes serão debatidos na próxima reunião técnica, prevista para junho, antes de um novo encontro de ministros de Infraestrutura e de Comunicação programado para setembro. O projeto de integração tecnológica prevê um cronograma de tarefa para os diferentes grupos especializados e os tempos de consecução dos objetivos vão de um mês a 36 meses para que a interconexão esteja plenamente completa.
Na etapa inicial está prevista a identificação das redes estatais e privadas (nos países que possuam entes públicos), de tráfego, demandas, cabos interoceânicos, modelo de negócios, de segurança e geração de conteúdos. Com relação a este último aspecto, o ministro de Comunicação paraguaio, Augusto dos Santos, propôs a interconexão dos meios públicos em uma plataforma que inclua também rádios populares, comunitárias e educativas para chegar às áreas mais isoladas da América do Sul.
Fonte: www.terra.com.br/tecnologia

_________________________________________________________________

09 de março 2012. 10h33
Adolescente manda réplica de ônibus espacial à estratosfera
Objeto foi feito em apenas três dias e é formado por 180 blocos de montar
Em uma empreitada de deixar os engenheiros da Nasa, agência espacial americana, com inveja um adolescente romeno de 18 anos fascinado por viagens espaciais conseguiu lançar uma réplica de um ônibus espacial à estratosfera com um orçamento equivalente a R$ 4.400.
A réplica em questão foi montada por Raul Oaida em apenas três dias com 180 blocos de montar de brinquedo e supercola.
Com a ajuda de um balão de hélio gigante, uma câmera de alta definição e um localizador por GPS, Oaida registrou o voo de seu ônibus espacial a uma altitude de 35.000 m.
O adolescente teve a ajuda de um empresário australiano, que conheceu pela internet e que se dispôs a financiar sua empreitada.
Com a dificuldade em conseguir autorização das autoridades de controle aéreo na Romênia, Oaida teve que ir à Alemanha para fazer seu lançamento, aproveitando o fato de que seu pai estava no país a trabalho.
Após seis horas de voo e um pouso tranquilo, o ônibus espacial foi recuperado intacto a 250 km de distância do local de lançamento, em um bosque no sudeste da Alemanha.
"Difícil de acreditar"
As imagens captadas pelo equipamento são impressionantes.
'Após ver o vídeo, ficamos totalmente assombrados. Ainda é difícil de acreditar que ele estava realmente lá em cima', afirma Oaida.
O que eu faço pode parecer um pouco aleatório, mas há uma direção geral, um plano para esse caos, que é a realização de meu sonho de longa data: as viagens espaciais.
Com o sucesso da empreitada, Oaida e seu financiador australiano, Steve Sammartino, já planejam a próxima viagem espacial.
Nesta quinta-feira (8), Oaida abriu uma conta para crowdfunding (financiamento por meio de grande quantidade de pequenas doações pela internet) e espera o resultado de uma enquete em seu blog para decidir que objeto lançará da próxima vez. Seu objetivo é arrecadar R$ 8.840 (US$ 5.000) até o fim de abril. Mas até a manhã desta sexta-feira (9), ele havia conseguido apenas três doadores, que se comprometeram com um total de R$ 31,82 (US$ 18).
Fonte: www.r7.com
_________________________________________________________________

10 de março 2012. 15h0
Alemão cria conexão de internet que usa a luz de lâmpadas
No futuro, dados de smartphones e tablets serão transmitidos pela luz de um quarto. Se você estiver usando internet sem fio em uma loja de café, roubando do vizinho ao lado, ou competindo pela banda larga em alguma conferência, você provavelmente vai ficar frustrado com a lentidão da conexão. Mas e se fosse possível usar outras ondas para surfar na internet? 
Pois a solução já existe, afirma o site de tecnologia Good Technology. A descoberta é de um físico alemão, Harald Haas, que surgiu com uma solução que ele batizou de "dados por meio de iluminação", levando o envio de dados através de uma lâmpada LED, cuja intensidade varia mais rápido do que o movimento do olho humano. É a mesma ideia por trás de controles remotos infravermelhos, mas muito mais poderoso. 


Haas diz que sua invenção pode produzir taxas de dados mais rápido do que 10 megabits por segundo, o que é mais veloz do que uma conexão média de banda larga. Ele vislumbra um futuro onde os dados para laptops, smartphones e tablets serão transmitidos através da luz em um quarto. E a segurança seria um piscar de olhos: se você não pode ver a luz, você não pode acessar os dados. Com o tempo, haverá todo tipo de uso para esta tecnologia, de acesso à Internet através de lâmpadas de rua a carros que se comunicam por meio dos faróis. Há até quem diga que a nova tecnologia vai acabar com as preocupações de que as ondas eletromagnéticas que vêm com Wi-Fi podem prejudicar a saúde.

Fonte: www.r7.com
________________________________________________________________
Instalação Maritma Do Cabo De Fibra Óptica Entre 2 Continentes 4000 km (Inglês)


_____________________________________

4000 km de cable submarino (em espanhol)

_____________________________________


Como Funciona a Fibra Óptica

_____________________________________

Olhar Digital: Dicas para comprar seu novo computador



____________________________________________

Olhar digital - Quando formatar o seu HD

_____________________________________________

Olhar Digital - Dicas para começar a programar


______________________________________________
Olhar Digital: Processadores Intel Sandy Bridge estão chegando!